9 motivos para parar de comer açúcar

9 motivos para parar de comer açúcar

Que bom que você chegou até este artigo, pois nele vou te mostrar 9 motivos para parar de comer açúcar, este que é o estopim para diversas doenças como obesidade, diabetes, câncer e entre outras.

Quando se fala açúcar a primeira coisa que vem a cabeça é o açúcar branco refinado, mas não é apenas isso, pois os carboidratos quando consumidos e processados pelo corpo também tornam-se açúcar.

O açúcar é encontrado também em diversos produtos que compramos no mercado porem ele vem camuflado com diversos nomes como, por exemplo, cana de açúcar, xarope de glicose, maltodextrina, açúcar refinado, xarope de milho, melado e etc.

Antes de falarmos dos motivos para parar de comer açúcar quero te mostrar como funciona o ciclo viciante do açúcar confira na demonstração abaixo.

Ciclo viciante do açúcar

Para ter saúde e evitar diversas doenças é necessário tomar a decisão de quebrar este ciclo e ingerir ou eliminar o açúcar de sua dieta, claro que esta não é uma tarefa nada fácil, mas com um pouco de esforço você conseguirá e notará os benefícios ao longo do tempo.

9 motivos para parar de comer açúcar

1 – O açúcar prejudica o aprendizado e memória

Um estudo da universidade da Califórnia mostrou que uma alimentação rica em xarope de frutose afeta as nossas habilidades de memória e aprendizado.

Isto preocupa principalmente porque a maioria das comidas que você compra no mercado hoje vem com xarope cheio de açúcar e sem você saber acaba consumindo.

Artigos que talvez você goste:

2 – Diabetes

Diabetes

Acreditava-se que a obesidade fosse o fator que mais influenciava no desenvolvimento de diabetes, mas hoje se sabe que o açúcar é ainda mais determinante. Claro que a obesidade ainda trás seus malefícios, mas diminuindo a ingestão de açúcar você evita a diabetes e também a obesidade.

3 – Redução das caries

Quando você diminui a ingestão de açúcar reduz o numero de caries e problemas bocais como gengivite e mau cheiro, esses problemas acontecem porque onde tem açúcar torna-se um meio agradável para as bactérias.

4 – Problemas cardíacos.

Em um estudo realizado em 2014 verificou-se que uma pessoa que consome 25% ou mais de suas calorias em açúcar tem o dobro de risco de ter problemas cardíacos.

 5 – Desequilíbrio da flora intestinal

Consumir muito açúcar pode alterar as bactérias do seu intestino afetando a sua imunidade, prejudicando a sua digestão e aumentando inflamações.

6 – Obesidade

motivos para parar de comer açúcar

Mais um dos motivos para parar de comer açúcar é a questão da obesidade, adultos e crianças que consomem açúcar frequentemente tanto em alimentos quanto em bebidas aumenta o peso e por consequência diversos problemas de saúde.

7 – Risco de câncer

O consumo frequente de açúcar tem sido relacionado com o aumento de incidência de câncer, isto ocorre porque as células cancerígenas utilizam açúcar ( glicose ) como fonte de energia.

Mas lembre-se não é apenas o açúcar branco, entram nessa lista refrigerantes, doces e carboidratos como pães e massas.

8 – Colesterol elevado

Uma pesquisa da universidade de Emory mostrou que quem consome muito açúcar pode ter a relação entre o colesterol LDL que é ruim e o HDL alterados, ele altera também os níveis de triglicerídeos que causa o acumulo de gordura.

9 – Envelhecimento precoce

O consumo em excesso de açúcar faz com que você perca a elasticidade da pele e então você envelhece mais cedo, e não é só o envelhecimento externo, mas também o envelhecimento interno juntamente com diversas doenças.

Conclusão:

Mas o que você precisa entender é que no começo não será nada fácil cortar o açúcar, pois de acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Queensland, na Austrália, o açúcar causa uma dependência similar ao da cocaína.

Vá cortando o açúcar aos poucos e fazendo pequenas substituições até que se torne um hábito, em pouco tempo você estará se alimentando da forma correta e esbanjando vitalidade.

Bem estes foram os 9 motivos para você parar de comer açúcar, coloque a sua saúde e a da sua família em primeiro lugar, espero que tenha gostado, não se esqueça de deixar um comentário e compartilhar este artigo com familiares e amigos, até a próxima.

Envie seu comentário