Benefícios da água para o nosso corpo

Benefícios da água para o nosso corpo

Eu acredito que todos nós já escutamos sobre os benefícios da água e a importância de estar bem hidratado diariamente, é muito comum ouvir que devemos beber pelo menos três litros de água por dia, pois isso traz inúmeros benefícios para o nosso corpo.

Porem existem pessoas que sequer lembra de beber um copo de água durante o dia. E isto acarreta em desidratação e diversos problemas na saúde.

Mas quais são os benefícios da água para o nosso corpo? Qual a quantidade ideal de água durante o dia? Leia este artigo até o final para tirar estas e outras dúvidas.

Água é vida

A água é o elemento mais abundante do planeta terra, está presente em todos os organismos vivos do mundo e sem ela não haveria a vida como nós conhecemos.

Aguá

No corpo humano à água representa 60% do nosso peso total podendo chegar a 80% nas crianças, mas essa água não fica estocada no nosso corpo parte dela é eliminada pela transpiração e pela urina, então a gente deve estar sempre repondo esse elemento.

Principal componente das nossas células, tecidos e órgãos, a água é fundamental para o transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais pelo nosso corpo. Está diretamente ligada ao bom funcionamento de todo o nosso organismo e pode ajudar a prevenir inúmeros problemas de saúde ou mal estar.

Deixar o corpo desidratado pode abrir portas para problemas como diabetes, colesterol alto, aumento da fadiga, problemas digestivos entre vários outros.

Quanto de água beber durante o dia?

 

Esta é uma duvida comum e ela não tem uma resposta exata. Especialistas recomendam de dois a três litros por dia.

Mas isto vai variar muito da região em que você vive, em lugares mais frio a tendência é beber menos água e quem vive em lugares mais quentes perde mais liquido então tem a necessidade de se hidratar mais.

Caso você tenha o hábito de praticar exercícios físicos deve-se ingerir mais água, pois você perde muito com a transpiração.

Vale lembrar que não devemos ingerir toda a quantidade de água que o corpo precisa de uma só vez, isso iria sobrecarregar as funções do nosso organismo devemos dividir essas quantidades gradualmente ao longo do dia.

Como o seu corpo avisa que precisa de água?

O primeiro sinal de que seu corpo esta precisando de água é obviamente quando você sente sede, é um sinal que seu corpo já esta desidratado, o ideal é tomar por hábito e disciplina, antes da sede chegar.

O segundo sinal é quando os seus lábios começam a rachar, isto quer dizer que seu corpo esta desidratado.

E depois pela cor da urina. Pessoas que se hidratam bem têm a urina mais clara e quem bebe pouca água tem a urina mais escura e concentrada.

Dicas para lembrar-se de beber água

Na correria do dia talvez você esqueça de beber ou talvez não seja muito fan de água, se for este o caso, vou te dar algumas dicas para lembrar de beber água durante o dia.

  • Ande sempre com uma garrafinha, assim sempre que olhar para ela se lembrará de beber água.
  • Coloque lembretes perto do local de trabalho ou em casa, pode também colocar o despertador do celular para avisar a hora de beber água.
  • Se você não gosta muito de água coloque algumas rodelas de limão ou morango para dar um sabor.

E lembre-se nunca substitua a água por refrigerante ou sucos com muito açúcar, pois estes são prejudiciais à saúde.

Benefícios da água para o nosso corpo

Ajuda na estética

A melhora da sua pele será notável com o passar de algumas semanas, quando uma pessoa se mantem hidratada o intestino absorver com maior facilidade as proteínas contidas nos alimentos ingeridos.

Previne o envelhecimento

Beber água previne o envelhecimento da pele e também dos órgãos, diminui as olheiras, as rugas ao redor dos olhos e melhora a pigmentação da pele.

Perder peso

Você vai começar a ter mais facilidade para perder peso, quando se consome água antes das refeições o organismo acaba sentindo menos fome pedindo menos comida porque às vezes nós confundimos a sensação de não estarmos saciados devido ao fato de estarmos com sede.

Mais energia e disposição

Sendo a água o mais abundante componente do sangue quando consumida nas quantidades certas ajuda na circulação dos nutrientes, sais minerais e oxigênio.

Aumentando a sua energia física e se você tem mais disposição quando hidratado é um bom motivo para começar a fazer exercícios físicos como a musculação ou prática de algum esporte.

Te digo isso porque quanto mais água presente no organismo mais fácil será de diluir o ácido lático produzido pelo corpo após exercitar, causando menos dor e sensação de desconforto depois do treino.

Ajuda a ter uma boa noite de sono

Você costuma dormir bem à noite?  Este é mais um benefício que você pode trazer para a sua vida ter uma noite de sono mais agradável.

A serotonina e a melatonina são substâncias responsáveis por regular o nosso sono e o intestino bem hidratado estimula a produção desses neurotransmissores melhorando a qualidade do seu sono

Melhora na memória

É comprovado que dormir bem ajuda a ter uma memória melhor, ou seja, mais um benefício da água que leva a outro e como já dissemos antes a água também ajuda na circulação do sangue, ou seja, o cérebro acaba recebendo mais nutrientes melhorando ainda mais a formação de memórias.

Aumenta a imunidade

Sua imunidade também vai melhorar diminuindo suas chances de ficar doente isso porque quando bebemos muita água consequentemente vamos mais ao banheiro para urinar eliminando assim os vírus e bactérias do nosso organismo.

Bom eu acredito que esses são motivo suficiente para te convencer a adotar o hábito de tomar mais água no seu dia a dia.

Gostou deste artigo sobre os benefícios da água? Então curta e compartilhe em suas redes sociais, ajude o nosso portal a crescer e disseminar informações de qualidade.

Envie seu comentário