Como curar os traumas do passado?

Como curar os traumas do passado?

Muitas vezes existem feridas que aparentemente não querem sarar. Seja lá o que for: palavras que nos magoaram, atitudes ou mesmo as menores dores que fazem com que sejamos marcados por alguns sentimentos que não nos fazem bem. Como curar os traumas do passado?

Não há maneira de desfazer o que já foi feito, isso é fato, mas se existisse uma maneira, ainda assim não há quem tire de você o que lhe fizeram. A mágoa sempre será um sentimento constante para quem ainda não conseguiu curar os traumas do passado

Assim como não há maneira de voltar ao passado e fazer as coisas de forma diferente, também não existem remédios que façam com que a dor que elas causam possa passar. Entretanto existem formas de lidar com isso e tentar fazer com que os traumas possam ir embora aos poucos.

E você? Quer saber como curar os traumas do passado e passar a conviver melhor com os seus próprios pensamentos e com as escolhas que você fez? Então este artigo foi feito para você. Leia até o final e descubra como você pode fazer isso.

Como superar os traumas do passado?

 

Existem muitas pessoas no mundo que carregam consigo dores que ninguém pode imaginar. Assim como existem pessoas que, no passado, foram afetadas por algum acontecimento e ainda hoje carregam essas feridas consigo.

Não é saudável para a mente dessas pessoas levar consigo esse tipo de sentimento. É preciso curar os traumas do passado de forma que você possa conviver melhor os dias que se seguirão.

Como já foi dito, não existem remédios para esses tipos de sentimento, infelizmente, pois eles são de ordem totalmente psicológica e devem ser tratados como tal.

Mas existem práticas que ajudam muito as pessoas a superarem os traumas do passado. Uma dessas formas, é a mais clara e objetiva, que é quando, dependendo do grau do seu trauma, você deve procurar ajuda profissional para que ele possa lhe indicar o que fazer realmente.

Mas para casos “menos graves” (entre aspas porque somente quem sente esse tipo de dor é que sabe realmente o quanto elas doem) existem práticas que amenizam esses pensamentos e ajudam a superá-los.

Dicas para superar a dor emocional 

 

Em primeiro lugar é importante saber que a maioria dos traumas é desencadeado por um gatilho. É importante que você saiba que gatilhos são esses para evitá-los.

Afinal, alguma coisa é responsável por fazer com que você possa se lembrar dos momentos que você deve superar. Por isso curar os traumas do passado também exige um grande autoconhecimento para saber ao certo o que lhe causa dor e evitá-la.

Obviamente, somente evitar não é a solução para superar a dor.

Se for possível resolvê-la através de uma conversa com alguém ou mesmo procurar remediar a situação isso é algo que você deve procurar fazer.

Muitas pessoas carregam dores que podem ser resolvidas com um único telefonema ou mesmo com uma conversa franca.

Se for impossível remediar a situação através dessas maneiras procure se distanciar do que lhe faz mal. Curar os traumas do passado exige tempo, dedicação, e como já foi dito, autoconhecimento.

Se você sabe que não pode evitar esta dor, é importante que procure ajuda de um profissional analista para indicar para você caminhos mais seguros e que levarão você a conviver com essa dor.

Afinal, quem melhor que um profissional para lhe dizer o que você realmente deve fazer? Por isso, por mais que algumas dessas práticas sejam úteis nesse sentido, é importante não se desvencilhar da ajuda de um profissional que com certeza é a pessoa mais indicada para ajudar você a curar os traumas do passado

E ai, gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e marque seus amigos, deixe um comentário! Fique ligado em mais novidades e até a próxima!

Envie seu comentário